sábado, 10 de abril de 2010

O ritual do banho nosso de cada dia .

A atração mais primitiva pela água, a deliciosa brincadeira de pular no rio e se refrescar várias vezes ao dia, veio de nossas raízes indígenas. Dos negros herdamos os banhos mágicos, que limpam a alma com perfumes, raízes, flores. E dos europeus ganhamos um certo ritual, a maior elaboração do banho e o seu ambiente de privacidade.
Um momento só seu
O banho não se resume apenas à remoção das impurezas do corpo. Ele também nos proporciona relaxamento corporal e bem-estar. Podemos usufruir desta maravilhosa sensação adicionando ao ambiente elementos como incensos, velas, flores e ervas. Mas é a nossa intenção que transforma um simples banho em um verdadeiro ritual.
Ritualizar é criar diferença em nosso dia-a-dia, tornar os atos mais corriqueiros em atitudes importantes. Solte a sua imaginação e descubra novas idéias e maneiras de recriar o seu banho, fazendo dele um momento de reencontro. Não importa se o banho é realizado na banheira ou no chuveiro. O fundamental é que ele se transforme em uma ocasião especial para harmonizar suas energias.

Preparando seu banho

Ao se preparar para o banho, coloque intenção para alcançar o seu bem-estar.

Ele está tão integrado aos nossos costumes e ao nosso dia-a-dia que dificilmente paramos para perceber sua importância ou mesmo para aproveitá-lo ao máximo. Mas, apesar de quase sempre entrarmos nele com pressa, na correria cotidiana, ele é um grande amigo e fonte de prazer em vários momentos. Quantas vezes você não chegou em casa, cansada(o) do trabalho, e tudo o que mais queria era um bom banho para relaxar e se energizar? Porém, para deixá-lo ainda mais revigorante, gostoso e benéfico, algumas recomendações devem ser seguidas. A sua pele agradece!
O efeito de bem-estar provocado pela água sobre o corpo é incomparável. Mais do que um hábito comum de limpeza, o banho é também uma das formas de promover a saúde, já que retira do corpo poluentes e microorganismos causadores de alergias e infecções, por exemplo. No entanto, é bom ficar atenta aos cuidados. "Em excesso e com água muito quente, ele elimina os óleos superficiais da pele, deixando-a seca, irritada e com descamação. O ideal é tomar um banho por dia e com água morna", recomenda a dermatologista Paula Bellotti, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Socieétè Française Dermatologie.
“Sempre utilize um sabonete adequado à sua pele - para isso, leia bem as embalagens na hora de comprar. Dê preferência àqueles que sejam hidratantes”
Quer mais dicas para transformar o seu banho num verdadeiro ritual de beleza, saúde e relaxamento? Então preste atenção, está tudo em suas mãos. Confira:
Água
Aquele friozinho típico e o desânimo de tirar a roupa são comuns no inverno. Nesta época, é perfeitamente compreensível que a maioria das pessoas prefira e costume tomar banho com água bem quente. Mas saiba que isso só prejudica a pele. Segundo a dermatologista Paula Bellotti, a temperatura máxima da água deve estar entre 35° e 40° C. "Assim, evita-se que a pele fique ressecada, sem brilho, com pouca elasticidade, aparência áspera e mais sujeita a rugas e linhas de expressão. Por isso, durante o inverno é importante redobrar os cuidados diários com a hidratação e proteger a pele com filtro solar mesmo nos dias nublados", acrescenta.
E se você é daquelas que adoram ficar "horas" no chuveiro, nem pense em abusar, curtindo o prazer da água corrente até a última gota. De acordo com a médica, banhos demorados, ainda mais com temperatura elevada, ressecam muito a pele e contribuem até para dermatites, principalmente se a pessoa não tem o hábito de se hidratar ou aplicar protetor solar todo dia. À noite, você pode optar por banhos mais quentes, em torno de 40º C, não só porque o clima está mais fresco ou frio, mas principalmente por causa do efeito relaxante sobre o corpo. Para ficar mais bonita, experimente intercalar duchas de água quente e fria - isso ativa a circulação e ajuda a tonificar a pele.
Sabonete

Sempre utilize um sabonete adequado à sua pele - para isso, leia bem as embalagens na hora de comprar. Dê preferência àqueles que sejam hidratantes. "O importante é evitar o uso de sabonetes com muito detergente, pois deixam a pele mais irritada e propensa a infecções", alerta Paula Bellotti. Isso acontece porque o sabão elimina a camada natural e invisível de oleosidade existente na pele, que serve para protegê-la de pequenas agressões climáticas, por exemplo.
Optar por sabonetes com pH neutro e mais próximo ao da pele também é bom. Nesse quesito, os líquidos ou em gel costumam ser mais apropriados que os normais, além de serem mais fáceis de espalhar sobre o corpo. Para peles secas, é a melhor indicação.
Um bom e gostoso banho pra vc ! Beijos da Claudinha Cristal

Continue lendo...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Essa TPM .........dá pra conviver com ela ? com geitinho dá .

TPM-Tensão pré menstrual: como evitar ? como acabar com a TPM ? o que é? quando começa
Essas míseras três letrinhas podem simplesmente acabar com a vida de qualquer casal, enlouquecer um homem.
A TPM, sigla para Tensão Pré-Menstrual, é uma síndrome que atinge mulheres nos dias que antecedem a menstruação. Em algumas muito mais acentuada, em outras mais maneiradas, e por vezes acentuadas com manifestações físicas como dor nas mamas, cefaléia ou distensão abdominal.
Como evitar ou acabar com a TPM? Tem como diminuir a TPM?

Essas perguntas, junto à dicas para eliminar a TPM, remédios para controlar a tensão pré menstrual ou outras tantas coisas são uma busca desesperada por parte de muitas mulheres – e porque não, homens, já que são os que mais sofrem, indiretamente.

* A cafeína (presente no café, Coca-Cola e outros refrigerantes, medicamentos, chocolates, etc) aumenta a ansiedade e instabilidade emocional, ou seja, seu consumo deve ser totalmente evitado.
* O álcool provoca dores de cabeça, fadiga e depressão e portanto também devem ser evitados neste período.*
A quantia de sal nos alimentos deve ser reduzida.*
A prática de exercícios aeróbicos reduz as cólicas e melhora o humor, além de liberarem endorfinas que são responsáveis pela sensação de bem estar.
Toda a prática de exercícios – caminhada, bicicleta ou natação – deve ser moderada.*
Tomar suplementos miltivitamínicos podem ajudar; teoricamente a TPM é causada por ausência de vitaminas A, B6, C e D. Embora alguns médicos não confiem nessa tese, muitas mulheres se dizem mais tranquilas ao ingerirem as multivitaminas.*
Acupuntura rende bons resultados, em geral com tratamento específico para TPM e controle do stress e cólicas menstruais. Se aliada à ioga e meditação, podem controlar significativamente.
Quais as causas, sintomas e tratamentos da TPM? O que causa a TPM? Como tratar?

Até agora não há estudo conclusivo sobre o que causa a TPM, mas existem pesquisas relacionadas às influências hormonais normais do ciclo menstrual, que acabam por interfirir no sistema nervoso central. Provavelmente alguma relação entre hormônios sexuais femininos, endorfinas e neurotransmissores (como serotonina).

O que a mulher sente quando tá de TPM? Os sintomas da TPM variam entre depressão, pensamentos auto-depreciativos, ansiedade, fraqueza afetiva, raiva ou irritabilidade persistente, dificuldade de concentração, cansaço e fadica, distúrbios sonoros, dores de cabeça e musculares, entre outros.

O tratamento da TPM está ligado à remédios, mas alguns com sérias advertências de órgãos competentes devido aos efeitos colaterais graves. Um dos anticoncepcionais indicados é o Yaz, que ajuda no combate. Mas nada melhor do que ir a um ginecologista para saber o que realmente deve ser feito!
Então vamos evitar ou amenizar a TPM meninas !
Beijinhos de carinho da Claudinha Cristal

Continue lendo...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Pequenas coisas da vida .....tão lindas que me fazem feliz !



"O problema não é que Deus não nos fala
Nós é que não o ouvimos."Max Lucado

Continue lendo...

Lição do coração .



Chorou muito?
Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque você fechou as portas até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da sua melhora...*Carlos Drummond de Andrade*

Continue lendo...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Que ressuscite o que existe de melhor dentro de vc !


Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia
.A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.
E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.
E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que este seja o verdadeiro da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.
Feliz Páscoa para todos vocês!!!!
Beijinhos carinhosos da Claudinha Cristal

Continue lendo...